3 aplicativos de videochamadas mais utilizados pelas empresas

Artigos 3 aplicativos de videochamadas mais utilizados pelas empresas
  • 05 Mar, 2021

3 aplicativos de videochamadas mais utilizados pelas empresas

O ano de 2020 ficou marcado por mudanças que nos obrigaram a utilizar mais a internet, seja por motivos profissionais, fazer compras ou falar com amigos e família. Este facto fez com que a utilização de aplicativos de videochamadas aumentasse. Neste artigo fique a saber como funcionam os 3 aplicativos mais utilizados pelas empresas: Microsoft Teams, Zoom ou Skype.

Os aplicativos de videochamada ganharam destaque deste o confinamento provocado pela pandemia da Covid-19, pois possibilitam contactar com colegas de trabalho e clientes. Zoom, Microsoft Teams, Skype são algumas das opções que já utilizámos ou, pelo menos, já ouvimos falar.

O que são aplicativos de videochamada

Uma videoconferência é uma reunião entre duas ou mais pessoas, feita a partir da internet, na qual se pode falar com alguém em tempo real, utilizando vídeo e som. Atualmente, fazer videochamadas é uma prática comum por ser fácil e barato, é apenas necessário ter internet e o uso de um telemóvel, computador ou qualquer outro dispositivo móvel que tenha acesso a camara e microfone.

Existem vários aplicativos de videoconferência, e cada um com as suas características próprias. Logo, é possível distinguir os aplicativos que funcionam melhor para conversas de índole casual e os que funcionam melhor para as reuniões de trabalho.

Aplicativos de videochamada para falar com amigos e família

Whatsapp, o Facebook Messenger e Facetime (ara utilizadores de IOS) são os aplicativos que se destacam para conversas entre amigos ou em família. Todos estes são comumente utilizados como serviços de mensagens, mas, para além disso, também contém a opção de fazer chamadas de voz e de vídeo. 

Contudo, estes não funcionam como aplicativos de videoconferência para trabalho, uma vez que incluem apenas definições básicas. Assim, outras plataformas ganharam destaque nesta área, tais como o Zoom, Microsoft Teams e Skype.

Zoom foi o mais utilizado no início do confinamento e continua a surpreender

O Zoom foi, sem dúvida, o aplicativo mais utilizado no início do confinamento e continua a ser um dos preferidos. O aplicativo permite interagir virtualmente com, até, 100 pessoas no plano grátis e trocar mensagens diretas individuais ou para todo o grupo. Para além disso, também tem a opção de partilha de ecrã, de documentos e de ligações de multimédia, a possibilidade de gravar as reuniões e de acrescentar planos de fundo.

O maior problema é o limite de tempo, pois, no plano grátis, cada utilizador tem acesso a 40 minutos seguidos de reunião para continuar tem de voltar a criar outra reunião.

O Zoom continua a surpreender pois, embora não tenha nenhuma caraterística que o distinga dos outros aplicativos, a sua simplicidade e facilidade de uso, juntamente com a grande aderência inicial, tornaram-no indispensável para reuniões por vídeo.

Microsoft Teams – aplicativo de videochamada mais utilizado pelas empresas

Microsoft Teams é, atualmente, o mais utilizado pelas empresas por ter as mesmas utilidades que outros aplicativos de videochamada e reunir, para além dessas, outras características muito úteis e interessantes que melhoram a qualidade da atividade em teletrabalho. 

Trata-se um aplicativo de comunicação corporativa e permite fazer chamadas por vídeo individuais ou em grupo, partilhar ecrã e enviar mensagens diretas a uma, ou mais pessoas de cada de vez. O No Microsoft Teams existe a possibilidade de criar um espaço de trabalho e partilha para toda a equipa e dividi-la, por exemplo, em departamentos, facilitando assim a interação entre todos os colaboradores. 

Outras caraterísticas que levaram esta aplicação a ser a mais utilizada pelas empresas: a agenda incorporada, na qual é possível agendar reuniões, ver as que já estão marcadas, o dia e a hora da marcação, qual o tema que irá ser tratado e, ainda, a lista das pessoas que foram convocadas. E, também, a possibilidade de aceder a todas as aplicações do Office, tais como o Word, o PowerPoint ou o Excel, tornando a partilha de documentos mais acessível.

Skype – com funcionalidades básicas para videochamadas e totalmente grátis

Por último, outro aplicativo muito utilizado e já conhecido é o Skype. Este tem todas as funcionalidades básicas para fazer videochamadas, não tendo, apenas, a possibilidade de acrescentar planos de fundo. Faz chamadas com até 50 pessoas e é totalmente grátis.

Para fazer videochamadas é necessário acrescentar as contas à lista de contactos. Estes ficam guardados, sendo também possível realizar chamadas de áudio, como se fossem chamadas telefónicas.

Estes são os 3 aplicativos mais utilizados pelas empresas para comunicar com clientes e colaboradores que estão em regime de teletrabalho. Os especialistas acreditam que esta realidade irá continuar e, por isso, aguardam-se novas funcionalidades nos aplicativos de videoconferência para ir ao encontro das necessidades das empresas e dos seus colaboradores.