Como o e-mail marketing contribui para a estratégia do seu negócio

Artigos Como o e-mail marketing contribui  para a estratégia do seu negócio
  • 10 Nov, 2020

Como o e-mail marketing contribui para a estratégia do seu negócio

O e-mail marketing é uma estratégia de marketing digital que se baseia no envio de vários tipos de comunicação por e-mail. Em tempos houve quem decretasse a extinção desta estratégia por ter sido sinónimo de spam e comunicações intrusivas, mas hoje, devido às ferramentas de automação existentes, tornou-se numa arma poderosa para levar a mensagem certa, ao público certo, na hora certa.

O e-mail marketing caracteriza-se pelo envio de comunicação para uma lista de endereços de e-mail proveniente de uma base de dados ou construída através da criação de leads.

Outrora desvalorizado pela associação a correio de spam e comunicações pouco eficientes, o e-mail marketing conta hoje com diversas ferramentas de automação que permitem alcançar o público alvo com a mensagem certa, sendo possível personalizar as mensagens de acordo com ações do público, como por exemplo, enviar e-mails para quem comprou algo no seu site, para quem viu o seu site mas não comprou ou reenviar a comunicação para alguém que não a abriu no primeiro envio.

Apesar de nos últimos anos as redes sociais terem alcançado um enorme protagonismo no que toca à comunicação digital, o e-mail marketing é a única ferramenta que permite alcançar todos os elementos do público que pretendemos atingir.

Se fizer uma publicação na página de Facebook ou Instagram da sua empresa, apenas uma pequena percentagem dos seus seguidores vai visualizar a sua publicação. E mesmo que aposte em promoção paga e otimizada para o público-alvo não consegue identificar as pessoas a quem quer entregar a mensagem pelo nome por exemplo, apenas por alguns gostos, interesses e dados demográficos.

No e-mail marketing é diferente. Esta estratégia permite-lhe entregar propostas de valor a quem está aberto a receber essas propostas.

Apesar de não parecer, o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados veio trazer ainda mais vantagens ao e-mail marketing, obrigando as empresas a otimizar as bases de dados apenas para contatos que estão disponíveis para receber comunicação sobre a sua empresa. Sendo assim, apesar de as empresas terem sido obrigadas a eliminar as bases de contactos para as quais não tinham autorização do proprietário para enviarem comunicações, sobrou uma base de dados mais pequenas mas mais eficiente e recetiva à informação que pretende enviar.

Exemplos de e-mail marketing que já deve ter recebido:

-Promoções

-Newsletters

-Confirmação de compras online

-Informações sobre viagens agendadas

Segundo o instituto norte americano Pew Research, 92% dos adultos com presença online utiliza o e-mail, o que faz do e-mail marketing uma estratégia de longo alcance e com potencial para criação de grandes oportunidades e muitos leads de negócio.