Como organizar o espaço de teletrabalho para melhorar a produtividade

Artigos Como organizar o espaço de teletrabalho para melhorar a produtividade
  • 04 Jun, 2021

Como organizar o espaço de teletrabalho para melhorar a produtividade

Há quem adore e quem não consiga gostar. Há quem não queira voltar aos tempos antigos e quem não veja a hora de o voltar a fazer: o teletrabalho não gera consenso. Ainda assim, devido aos tempos pandémicos em que vivemos, trabalhar a partir de casa passou a ser uma realidade constante para muitas famílias – e muitas delas estão, há mais de um ano, neste registo.

E se há quem se tenha habituado perfeitamente a esta nova realidade, há também quem tenha sentido que o seu nível de produtividade caiu a pique. Existem algumas pequenas dicas que podem ajudar a ser mais produtivo no trabalho em casa, sendo todas bem fáceis de introduzir na sua rotina normal do dia a dia.

E sendo esta uma realidade que promete ter chegado para ficar, um dos primeiros passos que deverá pensar é mesmo em apostar em condições de conforto e organização em sua casa – ou no espaço dedicado ao horário laboral.

A Marketividade reuniu algumas dicas fundamentais para não perder o alento de trabalhar, mesmo que a partir de casa. 

Aposte em bons ecrãs de computador

Teletrabalho pressupõe muitas horas ao ecrã de um computador. A maior parte das pessoas habituou-se a ter apenas um portátil em casa, uma vez que os computadores fixos passaram a ser uma realidade mis das empresas. 

No entanto, quando se fala em trabalho diário, os pequenos ecrãs acabam por não ser os nossos melhores amigos – pelo contrário. Os portáteis vão acabar por cansar os olhos de uma forma muito mais rápida, sendo que deve optar por um bom ecrã para o seu trabalho. Um monitor de qualidade fará toda a diferença – tenha atenção também á luminosidade e às luzes azuis.

Diga adeus às lesões laborais

Pra além da vista cansada, provocada pelos maus ecrãs, existem outros pormenores que podem fazer toda a diferença na sua saúde. Nomeadamente, a cadeira que escolhe. Aposte numa boa cadeira, com bom apoio e suporte, para que a sua postura a trabalhar seja a mais correta possível. Se passa a maioria do seu tempo ao computador, apostar num bom (e adaptado) rato também é uma excelente solução pra evitar problemas como tendinites. 

Local de trabalho limpo e organizado

Seja por ser a mesa da cozinha ou um local cheio de cabos, é importante que o seu local de trabalho seja limpo e organizado, de forma a não ser uma distração, mas sim um sítio de foco e comprometimento para com os seus afazeres laborais. Organize a sua secretária e o espaço evolvente do seu ‘novo’ escritório. 

Faça pausas durante o horário de trabalho

Sim, é muito importante fazer pausas durante o horário laboral. Por um lado, essas pausas ajudam a que o seu cérebro descanse e fique mais preparado para voltar a trabalhar. Por outro, é também importante que se levante um pouco da postura e caminhe por cerca de 10 minutos, para melhorar a sua postura e evitar horas intermináveis sempre na mesma posição. 

Beba muita água

Sim, a água é a sua maior aliada. Um cérebro hidratado é mais ativo e produtivo, o que e fundamental em qualquer circunstância – ainda para mais em casa, quando todas as distrações possíveis e imagináveis podem acontecer. 

Organize lista de tarefas e prioridades

Trabalhar em casa pode ser desafiante, pelo que ter o seu tempo e tarefas bem organizadas é essencial. Tenha uma lista de tarefas e prioridades diárias e siga essa lista de forma rigorosa, garantindo que nada fica por fazer e que não se distrai de prazos importantes.

Posto isto, usufrua dos melhores privilégios do teletrabalho, como uma maior e melhor gestão de tempo, não deixando para trás a sua produtividade e os seus afazeres!