Dicas para impressionar no primeiro dia de trabalho

Artigos Dicas para impressionar no primeiro dia de trabalho
  • 14 May, 2021

Dicas para impressionar no primeiro dia de trabalho

O primeiro dia de trabalho numa nova empresa causa entusiasmo, mas também provoca nervosismo e ansiedade. Siga as dicas que a Marketividade preparou e entre na empresa com o pé direito. 

Enviar currículos e ter entrevistas de emprego causam entusiasmo, mas também nervosismo devido à incerteza de voltar, ou não, a ser contactado ou receber o “terrível” email de rejeição. Se o processo correr bem e conseguir o lugar na nova empresa é normal que queira fazer boa impressão no primeiro dia de trabalho. Para o ajudar, a Marketividade juntou algumas dicas que vão tornar do seu primeiro dia de trabalho numa ótima experiência.

Reúna as informações para não chegar atrasado

Com uma pesquisa simples é possível saber, por exemplo, qual o melhor trajeto para si, evitando ter surpresas desagradáveis que estraguem o resto do dia, como chegar atrasado. Escolha a roupa de acordo com a cultura da empresa (pode ser mais ou menos formal) e saiba o que deve levar para realizar o seu trabalho.

Cumprimente todos os colaboradores 

É de esperar que ao chegar ao local de trabalho seja apresentado aos novos colegas, mas caso isso não aconteça tome iniciativa e quebre o gelo logo desde cedo, isto ajuda a que todos se sintam mais à vontade e facilita o trabalho. Para além dos seus colegas cumprimente, também, as pessoas que for conhecendo ao longo do dia, mesmo que não mantenham um contacto direto no local de trabalho. Mantenha o contacto visual e sorria. 

Não tenha vergonha de perguntar

Num primeiro dia o nervosismo pode-se transformar em vergonha e na altura de fazer perguntas pertinentes, como no caso de precisar de saber os nomes e os cargos dos colegas, procedimentos da empresa, horários, etc. em vez de as colocar congela e prefere descobrir por si. 

Esta solução pode levar a mal-entendidos que podiam facilmente ser evitados se as questões tivessem sido colocadas na altura certa e acaba por perder tempo. Por exemplo, se um responsável lhe dá uma tarefa, mas a explicação não foi clara o suficiente é preferível perguntar de novo do que cair no erro e fazer sem saber. Colocar questões mostra interesse, autonomia e proatividade da sua parte, por isso não se preocupe e descontraia.

Mantenha uma atitude positiva

Mesmo que o primeiro dia no novo emprego possa parecer complicado, mesmo que as informações a assimilar sejam mais do que muitas, mesmo que os colegas sejam antipáticos e o chefe rezingão, mantenha o espírito positivo, pois com o tempo vem a adaptação. Mesmo que sinta alguma frustração ou até desilusão no primeiro dia, mantenha a calma e esforce-se em mostrar e fazer o melhor que sabe, todas as circunstâncias são oportunidades para aprender e crescer. 

Assuma os erros e apresente soluções

Errar não deve ser olhado como uma falha, mas como uma forma de aprendizagem. Claro que quantos menos erros se cometerem, melhores resultados para a empresa, mas quem contrata tem de ter a noção de que a pessoa que está a trazer para a empresa e, no caso de ser alguém com pouca ou nenhuma experiência de trabalho, não estará à espera de perfeição. 

Errar é humano e quanto mais cedo se aceitar que é algo inevitável, mais rapidamente poderá aprender e, consequentemente, melhorar. Assim, não se justifique ou dê desculpas, assuma os erros e apresente soluções que os resolvam.

Siga estas dicas e garantimos que terá um ótimo primeiro dia de trabalho.