Dicas para se tornar um bom líder

Artigos Dicas para se tornar um bom líder
  • 24 May, 2021

Dicas para se tornar um bom líder

Qualquer que seja o seu lugar de atuação, para ser um bom líder deve dominar duas grandes áreas: o negócio em que exerce a sua liderança e a gestão de imagem e pessoas. Contudo, estes fatores, por si só, não são suficientes. Um líder deve reunir um conjunto de características pessoais, como confiança, carisma e ousadia, mas também ferramentas estratégicas e persuasivas que lhe permitam chegar aos colaboradores, credores, fornecedores, parceiros e consumidores.

Neste artigo, reunimos algumas lições de liderança de três dos maiores líderes a nível mundial das últimas décadas: Bill Gates, fundador da Microsoft, Steve Jobs, co-fundador da Apple, e Barack Obama, primeiro presidente negro dos Estados Unidos.

Siga as dicas e torne-se um verdadeiro líder!

  • Leitura 

Ler é fundamental para a aquisição de conhecimento e domínio das diversas áreas do saber. A leitura promove a abertura da nossa mente e ensina-nos a refletir acerca de um problema tendo em consideração diferentes pontos de vista, que nos permitem entender melhor a situação e tomar decisões mais assertivas. 

  • Foco

Após uma deliberação que resulte em debates e decisões de grupo, defina objetivos para colocar em prática e risque tudo aquilo que considere inviável, pois mais importante do que saber o que se fazer, é saber o que não se quer fazer. 

  • Melhoria constante

Procurar sermos melhores naquilo que somos e naquilo que fazemos é um passo importante para uma boa liderança. As atualizações representam melhorias de um produto em constante evolução e não correções de problemas de um mau produto. Assim, sempre que puder, pergunte-se a si mesmo o que pode fazer melhor, e faça-o. 

  • Simplicidade

A simplicidade é a chave para o sucesso, por isso, não complexifique. Os produtos devem ser pensados de forma a serem facilmente usados pelos clientes. Segundo Steve Jobs, «é preciso muito esforço para fazer algo simples, entender de verdade os desafios subjacentes e chegar a soluções elegantes».

  • Confiança nos projetos

Confie e transmite confiança. Um bom gestor deve ser positivo e confiante dos seus objetivos. Se acreditar no seu projeto, as outras pessoas também vão acreditar.

  • Qualidade do produto

Foque-se na qualidade do produto e seja exigente. Não lance um produto se sentir que o protótipo não está de acordo com as suas exigências. 

  • Comunicação

Um bom líder sabe comunicar! Um gestor de uma empresa deve saber comunicar, e bem, com os seus colaboradores, credores, fornecedores, parceiros e consumidores. Para comunicar com maestria, Barack Obama usou diversas ferramentas, como cartazes, entrevistas de TV, programas de rádio, email marketing e redes sociais.

  • Engagement

Aprenda com Barack Obama e adquira uma liderança persuasiva usando o “nós” em vez do “eu”. Ao usar o “nós” no seu discurso, consegue fazer com que as pessoas mais facilmente se identifiquem consigo e adiram à sua causa.

  • Ajudar pessoas

Um bom líder deve usar a sua posição para ajudar as pessoas, e também para inspirar e incentivar os seus colaboradores a fazer o mesmo. Faça a sua parte e contribua para a humanidade.

Ser líder é um trabalho de grande responsabilidade, que exige dedicação, sentido prático e de orientação. Um bom líder tem de saber dirigir o seu negócio, mas também guiar os colaboradores para que possam partilhar a mesma visão, missão, valores e objetivos da empresa. 

Por essa razão, para fazer um bom uso da sua liderança, deve procurar estar sempre por dentro do que se passa na sua empresa e estar em constante contacto com toda a sua equipa, inspirando e estimulando os seus colaboradores no dia a dia, e dando-lhes um feedback constante do seu trabalho. Liderança e motivação são a chave para o sucesso.