Liberdade de escolha e flexibilidade vão influenciar futuro do trabalho

Artigos Liberdade de escolha e flexibilidade vão influenciar futuro do trabalho
  • 06 May, 2021

Liberdade de escolha e flexibilidade vão influenciar futuro do trabalho

A CBRE divulgou o relatório ‘Real Estate Strategy Reset’ onde se destacam as principais tendências que vão orientar o futuro do trabalho nos próximos anos em Portugal e no estrangeiro. Existem quatro domínios que vão sofrer grandes alterações, como é o caso do Talento, Localização, Planeamento e Design e Experiência, e que, consequentemente, vão ter impacto nas estratégias e no conjunto de considerações no momento da avaliação de decisões.

Talento - Liberdade de escolha e flexibilidade vão influenciar e originar novos comportamentos

O mercado de trabalho vai ser essencialmente marcado por empresas e líderes que depositam confiança e autonomia nas equipas e, assim, adquirem uma maior vantagem competitiva na luta pelo trabalho

Fatores como liberdade de escolha e flexibilidade vão influenciar e originar novos comportamentos e influenciar o modo como as pessoas se relacionam com o espaço de trabalho. Assim, o espaço de trabalho terá de ser repensado à luz de um formato de trabalho híbrido, com equipas distribuídas e em constante rotatividade

Localização – Descentralização dos escritórios está a aumentar

Novos padrões migratórios, novas dinâmicas de transportes públicos, infraestruturas de comunicação e densidade populacional são fatores que influenciam a escolha da localização.

De forma a apoiar colaboradores e atrair novos elementos, as estratégias de descentralização dos escritórios estão a aumentar, bem como a migração para locais mais baratos e com melhor qualidade

Ocupação - Decisões rápidas que maximizem a flexibilidade e uma maior adaptação

As empresas estão a focar-se em decisões rápidas que maximizem a flexibilidade e permitam uma maior adaptação. Ter capacidade de planeamento é essencial para estar à frente da concorrência. Por exemplo, num contexto imobiliário, empresas com maiores soluções de flexibilidade, permitem uma adaptação mais acessível à utilização do espaço, o que contribui para a satisfação dos ocupantes.

Design e Experiência - Novos standards de design e tecnologia para assegurar a produtividade

O novo espaço de trabalho com novos standards de design e tecnologia é essencial para assegurar a produtividade, motivação, bem-estar e compromisso dos colaboradores.

As tecnologias digitais vão permitir criar instrumentos mais inteligentes, com mais eficiência técnica e maior eficácia, promovendo uma melhoria na experiência do colaborador e, ainda, um ambiente de trabalho mais seguro e saudável.