Link Building: o que é?

Artigos Link Building: o que é?
  • 09 Sep, 2020

Link Building: o que é?

Link Building é uma das principais estratégias de SEO e destina-se à criação de uma rede de links para melhorar a posição de um website nos resultados de pesquisa orgânica.

Link Building é uma estratégia de SEO que visa a criação de uma rede de links com o objetivo de fortalecer a credibilidade e autoridade de um website perante motores de pesquisa como a Google.

Uma estratégia de Link Building bem concebida é fundamental para que os motores de pesquisa considerem relevante o conteúdo de determinado website, levando-o a um melhor posicionamento nos resultados de pesquisa orgânica.

Uma boa estratégia de Link Building deve considerar os links externos, que são os mais importantes. Entre eles temos os links do nosso website que direcionam os leitores para páginas externas; e os backlinks, que estão noutros websites e direcionam os utilizadores para as nossas páginas.

Os links internos também devem ser considerados (links de páginas do próprio website). Este processo é altamente recomendado, uma vez que conduz os leitores a uma navegação interna relevante: aumenta o número de páginas visualizadas e o tempo dentro do website.

As redes sociais também têm um impacto muito positivo numa estratégia de Link Building. A partilha de conteúdos no Facebook, Instagram ou LinkedIn, além de conduzir os utilizadores para o website, expõe a marca a uma maior quantidade de pessoas, que poderão partilhar os conteúdos e dar origem a novas oportunidades de Link Building.

Além disso, o algoritmo dos motores de pesquisa considera que publicações muito partilhadas ou comentadas são mais relevantes do que outras que não geram tanta interação nas redes sociais, o que significa que uma marca terá uma melhor posição nos resultados de pesquisa orgânica quanto maior for a interação dos utilizadores com os seus conteúdos.

Os motores de pesquisa têm de garantir que o leitor encontra sempre a informação que procura. Desde modo, a estratégia de Link Building torna-se fundamental porque apresenta outras fontes de informação com conteúdos complementares e relevantes, tendo em conta a pesquisa do leitor.