Mood Board: uma ferramenta para entregar propostas de valor

Artigos Mood Board: uma ferramenta para entregar propostas de valor
  • 18 Nov, 2020

Mood Board: uma ferramenta para entregar propostas de valor


Um Mood Board é um painel de inspiração. Uma espécie de mural onde pode incluir várias soluções gráficas como imagens e vídeos. Este painel é normalmente utilizado para induzir o utilizador numa imersão pelo ambiente que criou e ajudá-lo a ter ideias mais criativas e entregar propostas de alto valor.


O Mood Board é a ferramenta essencial para definir a essência de qualquer projeto, ideia ou negócio. Trata-se de um painel em que pode incluir todas as inspirações sobre o projeto em que está a trabalhar. Imagens, vídeos ou outro tipo de conteúdo visual vão ajudar a perceber a essência do projeto e traduzi-la numa proposta de valor.
 
No percurso para a proposta de valor, o Mood Board contribui para a definição do estilo do projeto que está a criar e, apresentado a uma equipa, permite que todos consigam visualizar as inspirações para o tal projeto e acabem por contribuir com ideias válidas, poupando tempo e recursos.
Traduzido à letra, Mood Board significa Quadro de Humor, ou seja um quadro ou painel que reflete um estado de espirito, que será o que o seu projeto deve refletir.

Como criar um Mood Board?


1 – Faça uma pesquisa sobre imagens, vídeos, ilustrações ou qualquer outro tipo de arte visual que se relacione com o seu projeto
2 – Selecione as artes visuais que se adequam ao que quer criar
3 – Junte tudo num quadro (o quadro pode ser um painel virtual no Photoshop ou outra aplicação, ou pode ser mesmo uma construção física numa cartolina ou quadro)
4 – Olhe para o conjunto de elementos que selecionou e deixe-se inspirar

Ao selecionar os elementos inspiracionais para o seu quadro, lembre-se das regras sobre as quais está assente o projeto, como por exemplo:
- Se as cores da marca devem ser mantidas
- Qual será o tipo de letra
- Inclua texturas

O Mood Board contribui para transformar os projetos em algo único. Se gosta de criar projetos que se destacam da concorrência, experimento esta forma de organização criativa e experiencie na primeira pessoa os resultados.