
Equipas motivadas são essenciais para garantir a boa atividade de uma empresa. Consequentemente, este bom funcionamento reflete-se diretamente nos planos e metas conquistados. Mas será que a motivação vem da recompensa monetária ou do reconhecimento público?
Motivar equipas é importante para manter o sucesso de uma empresa. No entanto, no que diz respeito à forma como o podemos ou devemos fazer, as informações e hipóteses são muitas e, por vezes, torna-se difícil entender como o fazer de forma eficaz.
Será que o mais importante é o dinheiro? O reconhecimento público? Recompensas extra? Cargos e estatutos? Várias são as formas de o fazer, sendo que nem sempre é fácil entender qual a melhor forma de obter bom rendimento através da sua equipa.
Para Jaeson Paul, Senior Strategist da CI&T, não existe uma fórmula perfeita e estática que funciona para todas as pessoas, empresas, cargos. Segundo o especialista, a motivação é algo que sentimos e que temos de encontrar em nós mesmos e não algo que alguém pode fazer acontecer.
Essa pode ser uma boa visão pela qual se justificaria a razão de existirem tantos conselhos: nenhuma resulta separadamente ou verdadeiramente. No entanto, se colocarmos esta questão em perspetiva do quotidiano, sabemos que uma das formas mais eficazes par que alguém nos faça um grande favor, é pagando-lhe. Vários estudos demonstram que oferecer pagamento (ou algo de valor) em troca de um favor faz com que, mais facilmente, a outra pessoa aceite a tarefa.