5 Dicas para voltar a entrar no mercado de trabalho

Artigos 5 Dicas para voltar a entrar no mercado de trabalho
  • 26 Mar, 2021

5 Dicas para voltar a entrar no mercado de trabalho

Voltar a entrar no mercado de trabalho pode ser um grande desafio, visto que os empregadores tendem a contratar candidatos com experiência recente. Por isso, a Marketividade juntou 5 dicas que vão ajudar nesta tarefa.

Depois de um tempo fora do mercado de trabalho, ou fora da sua área de trabalho principal, é normal que tenha mais dificuldade em voltar, especialmente no caso de desejar voltar para o mesmo nível de exigência em que se encontrava. 

Existem várias razões para se encontrar fora do mercado de trabalho, pode ter ficado desempregado porque a empresa precisava de cortar gastos, devido a uma crise económica, consequências da pandemia ou até por ter decidido tirar um tempo para se focar noutras coisas, seja projetos pessoais ou para ficar em casa a cuidar da família, por exemplo.

O problema é que, na altura de voltar a enviar currículos e a contactar empresas, os empregadores tendem a escolher candidatos com maior experiência profissional recente, por estarem dentro do mercado e conhecerem bem as mudanças que têm ocorrido.

A Marketividade juntou dicas e sugestões para o ajudar na reentrada no mercado de trabalho.

Faça cursos e assista a workshops

Enquanto está parado, aproveite para fazer cursos online ou assistir a workshops que o permitam ganhar novas aptidões e qualificações, desta forma estará a mostrar iniciativa e tornar-se-á mais fácil de ser escolhido, entre os restantes candidatos, pelos empregadores. Aprender outras línguas, fazer cursos que o ensinem como beneficiar das redes sociais para o seu negócio ou simplesmente aprender a fazer algo que o interesse e que o mantenha ocupado são ações que serão sempre bem-vistas perante uma empresa.

Procure ter uma rede de contactos

Nunca se sabe quando aparecerão novas oportunidades e ao conhecer pessoas que trabalhem não só na sua área como também noutras áreas de trabalho variadas, poderá ajudar a encontrar emprego mais rapidamente. Procure manter-se disponível e aberto às propostas que lhe poderão aparecer e não hesite em pedir ajuda ao seu grupo de amigos e familiares, desta forma, as hipóteses de encontrar o que deseja aumentam.

Pesquise sobre o mercado em que deseja entrar

Se pretende entrar na mesma área de trabalho em que já estava a trabalhar, fazer uma pesquisa sobre o que pode ter mudado certamente influenciará a decisão de quem está a contratar, pois os empregadores estarão à espera de alguém que não estará atualizado depois de ter estado um tempo fora. No caso de querer entrar noutra área, o mesmo é recomendado, uma vez que existem várias diferenças entre os mercados. Saiba o que esperam de si e quais as exigências que lhe serão feitas. 

Atualize o seu currículo

Ter o currículo devidamente atualizado é de extrema importância. Acrescente tudo o que fez enquanto esteve fora do mercado de trabalho, como por exemplo se fez algum trabalho de voluntariado, se concluiu um curso online ou presencial, projetos pessoais que pôs em prática, etc. é importante que os empregadores saibam as competências que lhes poderá oferecer e que trarão valor para a empresa.

Prepare-se para as entrevistas

Existem algumas questões que se sabe serem comuns nas entrevistas de emprego. Tendo esta informação, a sugestão é que ponha mãos à obra e se prepare para as entrevistas. Algumas perguntas frequentes são: “Quais são os seus pontos fracos?” e “quais são os seus pontos fortes?”, “Porque acha que o devemos contratar?”, “O que pode oferecer de novo à empresa?”. Saiba o que o destaca no mercado e distinga-se dos concorrentes.

Persistir é a palavra de ordem! Não desista por mais rejeições que lhe sejam dadas, mantenha-se firme e siga estas dicas para encontrar emprego e reentrar no mercado de trabalho.