5 Dicas para voltar a entrar no mercado de trabalho

Equipas motivadas são essenciais para garantir a boa atividade de uma empresa. Consequentemente, este bom funcionamento reflete-se diretamente nos planos e metas conquistados. Mas será que a motivação vem da recompensa monetária ou do reconhecimento público? 

Motivar equipas é importante para manter o sucesso de uma empresa. No entanto, no que diz respeito à forma como o podemos ou devemos fazer, as informações e hipóteses são muitas e, por vezes, torna-se difícil entender como o fazer de forma eficaz.

Será que o mais importante é o dinheiro? O reconhecimento públicoRecompensas extraCargos estatutos? Várias são as formas de o fazer, sendo que nem sempre é fácil entender qual a melhor forma de obter bom rendimento através da sua equipa. 

Para Jaeson Paul, Senior Strategist da CI&T, não existe uma fórmula perfeita e estática que funciona para todas as pessoas, empresas, cargos. Segundo o especialista, a motivação é algo que sentimos e que temos de encontrar em nós mesmos e não algo que alguém pode fazer acontecer.

Essa pode ser uma boa visão pela qual se justificaria a razão de existirem tantos conselhos: nenhuma resulta separadamente ou verdadeiramente. No entanto, se colocarmos esta questão em perspetiva do quotidiano, sabemos que uma das formas mais eficazes par que alguém nos faça um grande favor, é pagando-lhe. Vários estudos demonstram que oferecer pagamento (ou algo de valor) em troca de um favor faz com que, mais facilmente, a outra pessoa aceite a tarefa. 

Relação interpessoal é a chave mais eficaz

Para além da recompensa monetária, as pessoas tendem a fazer de tudo por quem gostam e respeitam. Neste caso, as relações interpessoais e coesão entre equipas torna-se num dos fatores mais importantes para o sucesso de uma empresa. Isto porque nos sentimos naturalmente motivamos a fazer coisas pelas relações e pessoas que valorizamos.

Ainda que as hierarquias sejam importantes – ou comuns – para justificar o funcionamento da logística de trabalho dentro de uma empresa, elas não espelham o valor ou mérito de cada pessoa individual. Daí ser tão importante haver uma ligação entre as pessoas e as suas especificidades únicas. Conhecer realmente o trabalhador, desde as suas soft às hard skills, e agir em conformidade é fundamental.

Tal como Jaeson Paul afirma, não existem fórmulas nem truques 100% eficazes, apenas relações humanas com base em respeito em vez de dinâmicas de poder.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Voltar ao topo