Teletrabalho: 5 dicas para ser mais produtivo

Artigos Teletrabalho: 5 dicas para ser mais produtivo
  • 14 Dec, 2020

Teletrabalho: 5 dicas para ser mais produtivo


O teletrabalho tornou-se uma realidade, mas nem toda a gente encontrou a motivação e rotina necessária para trabalhar a partir de casa. Será que está a adotar os métodos certos para continuar a ser produtivo?


O teletrabalho já era conhecido e aplicado um pouco por todo o mundo, sendo que alguns países já apostavam neste regime laboral como forma normal de funcionamento. Em Portugal, esta realidade ainda não estava muito vincada, tendo-se intensificado especialmente no último ano.

O teletrabalho permite que os trabalhadores neste regime possam manter os direitos e deveres de quem realiza as suas funções no local laboral físico, sendo que a sua regulamentação se encontra entre os artigos 165.º e 171.º do Código do Trabalho.

Por teletrabalho, entendemos que é a prestação laboral realizada com subordinação jurídica, habitualmente fora da empresa e através do recurso a tecnologias de informação e de comunicação.

Mas, afinal, como é que conseguimos trabalhar a partir de casa e, mesmo assim, garantir a produtividade e motivação necessária? A Marketividade reuniu cinco dicas para os trabalhadores e outras cinco para as empresas. Tome nota das nossas sugestões:

O que é que o trabalhador pode fazer para se manter produtivo?

Para a grande maioria das pessoas que não estava habituada a trabalhar a partir de casa, um dos grandes entraves à produtividade é a falta de uma rotina. Por esse mesmo motivo, um dos nossos primeiros conselhos passa precisamente por se conhecer e saber o funciona melhor para si.

1.      Encontre a sua rotina: estando em regime de teletrabalho e sabendo que tem prazos e trabalhos para cumprir, é importante que encontre a rotina correta que o faça sair da cama motivado e com energia. Para algumas pessoas, passa por tomar banho pela manhã e vestir-se como se fosse sair de casa, para outra, o exercício físico matinal resulta na perfeição. Encontre uma rotina que funcione para si e aplique-a todos os dias.

2.      Faça listas de tarefas: em muitos casos, o teletrabalho pode fazer com que mais facilmente se distraia ou sinta necessidade de estar online 24 horas por dia. De forma a não se esgotar e cumprir com todas as tarefas do dia, realize diariamente uma lista de tarefas com prioridades e horários definidos. Assim, evita distrações e tem um plano que o ajude a organizar-se.

3.      Tenha um espaço próprio de trabalho: outro erro bastante comum é trabalhar em locais como a sala, que são idealmente destinados para o descanso e lazer. Trabalhar nestes locais faz com que o seu cérebro não consiga distinguir a diferença entre o espaço laboral e de descanso, sendo que é fundamental ter uma divisão inteiramente dedicada ao trabalho, de forma a saber que nesse espaço não podem existir momentos mortos e de distração.

4.      Mantenha-se em contacto: outra das grandes diferenças entre o trabalho a partir de casa e o do escritório, é o contacto entre colegas. Para além de ser essencial fazer pausas estratégicas no seu trabalho, também é fundamental manter contacto com os seus colegas. As videochamadas são uma das melhores amigas do teletrabalho, sendo esta ferramenta capaz de juntar até pessoas de pontas opostas do mundo. Tenha reuniões criativas, debata ideias ou até faça pausas de café de forma virtual. Isto ajudará a criar uma rotina mais dinâmica e prazerosa.

5.      Hidrate-se: sim, a água tem mesmo um efeito direto tanto no seu bem-estar físico como intelectual. Beber água é fundamental não apenas para se manter hidratado, como também para ser mais produtivo. Quando estamos desidratados, o nosso fluxo sanguíneo diminui, incluindo nos vasos do cérebro. Isto influencia as nossas funções cognitivas!

O que é que a empresa pode melhorar e fazer?

Nem sempre é fácil para o empregador garantir a produtividade e bom funcionamento das tarefas exigidas quando os seus trabalhadores estão em casa. Desde assegurar os materiais necessários ao bom funcionamento das funções pedidas, passando pelos recursos necessários para a constante comunicação digital, é necessário, por parte da empresa, tomar algumas medidas para que esta realidade resulte de forma funcional e vantajosa.

1.      Aposte nos materiais necessários: a atualização digital é fundamental para o bom funcionamento do teletrabalho. Desta forma, garanta que todos os seus trabalhadores tenham não apenas os materiais necessários (como computador e ligação á internet), como também as ferramentas essenciais que garantam o bom funcionamento do dia laboral (como aplicações e softwares necessários para a boa comunicação e gestão de tarefas).

2.      Marque reuniões estratégicas: sejam reuniões mais formais de distribuição de tarefas ou mais pedagógicas, em que ideias são trocadas e recursos são facultados, ou ainda momentos de lazer e descontração, é importante continuar a manter uma ligação com os seus trabalhadores, garantindo a boa comunicação entre as equipas e tentando aproximar esta rotina virtual à rotina presencial.

3.      Defina horários laborais reais e justos: assim como os trabalhadores sabem que se devem organizar consoante tarefas e prioridades, é fundamental que as empresas entendam que teletrabalho não implica que se esteja online 24 horas por dia. É necessário que tanto o empregador como o empregado organizam e giram as suas tarefas consoante o que é humanamente possível e também legal.

4.      Tenha listas de tarefas fazíveis: na mesma lógica de não sobrecarregar os seus trabalhadores com tarefas excessivas e horas extra desnecessárias, é importante que o empregador delimite bem e eficazmente os trabalhos necessários e seus prazos. Seja na boa gestão e divisão de tarefas ou na realização de prazos mais fazíveis, faça listas reais e praticáveis sobre o que é necessário fazer.

5.      Esteja presente: seja para reuniões de grupo ou individuais, é fundamental que esteja atento aos seus trabalhadores e que lhes passe a imagem de que podem falar consigo quando algo não corre bem. Estar presente e mostrar interesse em saber se as pessoas estão ou não motivadas é bem caminho andado para que os trabalhadores estejam motivados e saibam que podem contar consigo em qualquer momento.

Uma vez que o teletrabalho veio para ficar, aproveite estas dicas para ser mais produtivo no horário laboral e não perder a motivação de fazer sempre mais e melhor.