Como controlar o stress laboral

O stress é comum em ambientes de pressão, podendo surgir em semanas de trabalho mais complicadas. Siga estes conselhos e não deixe que o stress afete a sua produtividade laboral.

O stress afeta a mente, o corpo e o comportamento. Em excesso pode provocar sérios problemas de saúde física e ter impacto na saúde mental. Os sintomas de ansiedade, medo e/ou raiva podem ser difícil de contornar, mas há formas que ajudam a controlar o stress laboral.

Formas de evitar o stress laboral

Estabeleça metas realistas

Tentar acabar demasiadas tarefas num só dia pode levar a stress desnecessário. Não subestime o tempo que as coisas demoram a ser feitas e tente fazer o máximo possível dentro do seu horário e trabalho e faça pausas de forma a aumentar o seu nível de produtividade, assim evita o risco de fazer erros por motivos de distração ou pressa.

Adotar uma alimentação saudável e equilibrada

O stress está diretamente ligado ao que se come e perante uma sobrecarga é comum que o cérebro fique com desejos de alimentos salgados e/ou gordurosos que permitem uma satisfação rápida e temporária. Da mesma forma, também é normal que se coma mais nestas alturas como forma de distração, mas esta prática deve ser evitada.

Troque os snacks salgados e gordurosos no trabalho por alimentos saudáveis como legumes e frutas que regulam o organismo e auxiliam o cérebro na concentração e no foco.

Beber água com regularidade

Para além da alimentação cuidada e equilibrada, com muita fruta e vegetais incluídos, é fundamental que se mantenha bem hidratado. Assim sendo, se começar o dia a beber um copo de água, o seu estado de alerta para ficar mais apurado, melhorando também a sua produtividade, memória e sistema cognitivo.

Evitar o consumo do café e de bebidas alcoólicas

O consumo excessivo de álcool pode prejudicar a saúde mental e o estado cerebral, a curto, médio e longo prazo, aumentando o risco de demência.

De acordo com estudos científicos, o consumo de bebidas com cafeína podem causar uma desidratação moderada o que, consequentemente, prejudica o desempenho profissional. Isto acontece uma vez que a desidratação potencia o risco de irritabilidade.

Praticar exercício físico regularmente

Conciliar uma boa alimentação com uma vida ativa é uma das chaves para alcançar o equilíbrio. Fazer exercício físico regularmente aumenta a produtividade, a concentração e a energia e melhora o humor.

A prática regular de atividade física leva à redução de hormonas como o cortisol e a libertação de endorfinas que são responsáveis pela sensação de bem-estar. Ao mesmo tempo, o exercício físico tem um impacto direto na qualidade do sono, outro pilar da saúde e fator primordial para a redução do stress.

Arranje tempo ao longo do dia para fazer caminhadas, como no trajeto de ida para o trabalho, há hora de almoço ou na volta a casa.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

Voltar ao topo