Interação – dicas para ter mais resultados nas redes sociais

Sabemos que as redes sociais são cada vez mais importantes para qualquer negócio – e até na vida social em geral. Para as empresas, é fundamental manter uma presença constante, concisa e interativa nas suas redes, de forma a mostrar e ampliar a sua visibilidade ao público. 

Desde o aparecimento da Internet que o mundo e as pessoas têm, aos poucos, mudado a sua forma de se relacionar umas com as outras. Nos últimos anos, com as redes sociais como o Facebook, Instagram ou LinkedIn, as empresas tiveram de se adaptar a novas formas de negócio, de forma a ficar cada vez mais próximos e ligados aos seus clientes.

As interações nas redes sociais, como partilhas, likes ou comentários, tornaram-se quase como que um medidor de sucesso e reconhecimento, sendo cada vez mais importante manter uma presença regular nestas plataformas digitais. Também os números de visitas ao site ou mais pedidos de informação são medidores de uma boa interação nas redes, sendo um dos importantes fatores conseguir tirar partido e lucro do tempo e/ou dinheiro investido nestas plataformas digitais.

Publicações regulares e devidamente pensadas, publicidades pagas ou parcerias com influenciadores são apenas alguns dos exemplos de modelo de negócio e difusão de informação que as empresas podem utilizar para rentabilizar e fazer crescer os seus perfis nas redes sociais, mas há mais truques que podem ajudar a garantir a boa presença nestas plataformas.

Manter uma boa interação com os seguidores, sendo que estes devem corresponder de forma positiva às publicações, mostra que os clientes confiam na marca e estão interessados em manter-se atentos às novidades. Saber como se sobressair dos demais é fundamental para ganhar mais seguidores e, consequentemente, potenciais clientes.

A Marketividade reuniu algumas dicas que o vão ajudar a ter mais interação nas redes sociais, aumentando assim a sua visibilidade enquanto empesa e negócio. Recorde-se que para além de ser importante angariar novos potenciais clientes, também é essencial manter os já existentes fidelizados, interessados e contentes com as informações que são partilhadas.

Publique conteúdo com rigor e qualidade

Ainda que as redes sociais sejam ferramentas que potenciem um diálogo mais descontraído e direto, é importante que não perca o profissionalismo e qualidade do que é publicado. Ter conteúdos de alta qualidade e rigor, ainda que propensos à interação, é fundamental para criar mais interação com os clientes e potenciais clientes. Portanto, deve criar conteúdo de forma regular, sendo que essas publicações devem ser pensadas para o público-alvo em questão.

Aposte em conteúdos mais visuais e interativos

Sabemos que a Internet e as redes sociais têm a sua própria linguagem – nomeadamente pelo estilo mais descontraído e visual dos conteúdos publicados. Ainda que deva ter em atenção a forma como constrói a sua mensagem, não perdendo a qualidade e rigor técnico, é também fundamental que aposte em conteúdos adaptados e desenhados especificamente para estas plataformas.  Fotografias, vídeos, GIF’s, banners, diretos ou infografias são apenas alguns dos exemplos de formatos que podem – e devem – fazer parte da sua forma de comunicar em redes sociais. Mostre os seus produtos ou serviços de forma descontraída e divertida, mantendo sempre a sua imagem de marca como foco.

Personalize o conteúdo de forma ponderada

Ainda que seja bem mais fácil, prático e rápido publicar apenas um conteúdo para toda a gente, recorde-se que a Internet está cheia de utilizadores com as mais variadas idades ou gostos. Desta forma, a personalização do conteúdo é fundamental para chegar às pessoas da forma mais correta e adaptada possível. Publique de forma diferente para cada público e adapte-se à realidade de cada rede social, não publicando a mesma mensagem em todas as redes.

Interaja com os seguidores e clientes

De nada lhe vale pedir por mais interação quando é o primeiro a não fazer o mesmo. Reagir e responder a comentários, iniciar um debate e responder a reclamações são algumas das interações que partem da parte da empesa e que vão ajudar a que as pessoas entendam que, de facto, a empresa está disponível e aberta a interagir e ouvir os seus clientes.

Com estas dicas, vai conseguir aumentar a interação nas redes socais da sua empresa, mostrando aos seus clientes que tem interesse em ouvi-los e adaptar o seu discurso, produtos ou serviços aos seus interesses. Embora esta mudança não seja feita de um dia para o outro, com estas dicas vai poder, aos poucos, ganhar mais visibilidade.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Voltar ao topo