Assuntos a evitar no local de trabalho

No ambiente laboral comum é saudável que os colegas de trabalho conversem entre si. No entanto, isto não significa que qualquer tema possa ser discutido no escritório.

No ambiente laboral comum é saudável que os colegas de trabalho conversem entre si, sendo bastante encorajado em algumas empresas que se troquem ideias e opiniões. No entanto, isto não significa que qualquer tema possa ser falado entre colegas para que não haja discussões desnecessárias e pouco produtivas.

Para além de criar discussões e um mau ambiente no escritório, alguns temas podem gerar desconforto uma vez que as pessoas são diferentes e reagem de forma distinta a cada situação.

Devido à convivência diária que vamos criando com os nossos colegas de trabalho e de algumas situações que exigem mesmo a cooperação entre vários profissionais, é normal que algumas amizades se comecem a criar no local de trabalho. Por isso mesmo, é também comum que surjam pequenas piadas ou conversas paralelas durante o dia a dia.

Saiba distinguir os temas mais suscetíveis a gerar controvérsia para que o seu ambiente laboral seja produtivo e continue a gerar valor para a empresa.

Assuntos a evitar no local de trabalho

Política ou Religião

A política exalta os ânimos e já destruiu relações tanto entre amigos próximos como de familiares. É normal que cada um tenha a sua preferência partidária e que, com a partilha de ideias entre colegas de trabalho, este seja um tema que gere várias discussões. Tendo em conta o tempo que passa no trabalho e a necessidade de trabalhar e conviver com os seus colegas mesmo que se encontre em época eleitoral e queira expressar alegria pela vitória do seu partido, o local de trabalho não é o sítio ideal para o fazer.

O mesmo se aplica para a religião, a fé é um assunto muito pessoal e que gera sensibilidade entre as pessoas. Embora se tente sempre fazer um debate positivo para que seja possível haver uma troca de ideias e informações, muitas vezes a divergência de ideias poderá provocar discussões.

Assim, tanto a política como a religião ou até mesmo o futebol, são temas que não devem ser debatidos no trabalho.

Ambições Profissionais

É natural que, a certa altura nas nossas vidas, exista a ambição de progredir na carreira, mudar de empresa ou até experimentar ir por um caminho diferente. Mas, mesmo que veja o seu trabalho atual como um passo necessário para chegar ao seu objetivo final, não é aconselhado que se fale sobre isso no trabalho.

Mantenha o foco na resolução das suas tarefas e dê o melhor de si, quer esteja no seu cargo de sonho ou mesmo que ainda se encontre a tentar perceber, porque os bons resultados numa empresa são sempre benéficos para o futuro da sua carreira.

Problemas Pessoais

Todos temos problemas para resolver fora do nosso ambiente de trabalho, sejam eles problemas financeiros, familiares ou até problemas de saúde. É importante saber separar a vida pessoal da laboral, ou seja, deve existir uma barreira que impede de trazer os problemas para o seu trabalho, para não prejudicar a sua privacidade.

Opiniões sobre os colegas de trabalho

Falar sobre os colegas de trabalho sem que eles estejam presentes é algo que deve ser evitado ao máximo. Este tipo de comportamento prejudica o ambiente da equipa e pode, consequentemente, prejudicar o trabalho e os resultados da empresa.

Se sentir a necessidade de exprimir a sua opinião tenha o cuidado de falar diretamente com a pessoa e não com colegas de forma a evitar rumores desnecessários.

Vida íntima

Falar sobre a sua vida íntima pode provocar desconforto e mal-entendidos. Em casos limite, podem até gerar acusações de assédio sexual.

Mantenha um ambiente de trabalho seguro e confortável para os seus colegas e colaboradores e não deixe que o seu comportamento, de alguma forma, influencie as opiniões sobre si e a sua capacidade de trabalhar.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Voltar ao topo