Mentir no CV? É melhor não tentar enganar

Construir um Curriculum Vitae que prime pela diferença é fundamental para que o mesmo se destaque dos demais. No entanto, mentir sobre as suas aptidões e experiências não é solução. Ainda assim, existem alguns tópicos que parecem ser mais propensos a criar mentiras.

O Curriculum Vitae é a primeira porta da entrada para o mercado de trabalho, por isso, é importante que o mesmo se destaque dos demais. No entanto, mentir sobre o seu percurso profissional ou académico não deve ser, nunca, uma solução.  

Segundo um relatório intitulado de “Monster Future of Work: 2021 Outlook Survey”, 66% dos empregadores concordam que os candidatos exageram na informação que colocam nos seus CV’s sobre as competências e capacidades que têm. Mas existem alguns aspetos específicos que parecem estar em destaque no que diz respeito a este tópico. 

Segundo um estudo feito em 2020 pela ResumLab, onde foram entrevistados mais de 1000 norte americanos, verificou-se que estas são as mais frequentes mentiras encontradas nos Curriculum Vitae de alguns candidatos:

  • Experiência profissional
  • Competências
  • Responsabilidades
  • Datas
  • Salários

O mesmo estudo mostrou ainda que 93% da amostra afirma conhecer alguém que já mentiu no seu CV, mas apenas 36% admitiu já o ter feito. No entanto, outro dado interessante, é que parece que a mentira acaba por compensar. Segundo o mesmo estudo citado, quase 80% dos indivíduos que admitiram ter mentido no seu Curriculum acabaram por ser contratados, não tendo sido apanhada a mentira. 

Uma das soluções que têm sido propostas é que se use as novas tecnologias a favor da “análise do candidato”, sendo que o departamento de recursos humanos é um dos que mais deveria ter formação na área. 

No entanto, o conselho principal da Marketividade é que o desenvolvimento do Curriculum Vitae de cada um seja feito da forma mais honesta possível, admitindo sempre tantos os seus pontos fortes como aqueles que pode vir a melhorar. 

Não tentar enganar o recrutador. Ser o mais honesto possível é o melhor caminho para mostrar que ainda que não saibamos tudo, temos gosto e vontade em aprender. 

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Voltar ao topo