5 dicas para escrever um texto otimizado para SEO

SEO significa Search Engine Optimization – otimização para motores de pesquisa – e é uma das principais estratégias do Marketing Digital.

A estratégia SEO constitui um conjunto de boas práticas que favorecem a indexação de páginas nos motores de pesquisa. Além disso, a estratégia SEO credibiliza a presença online porque os utilizadores clicam mais nos resultados orgânicos do que nos anúncios por terem o selo de qualidade da Google.

Numa campanha de SEO o Retorno do Investimento (ROI) é superior, tanto pelo menor custo, como pela confiança que se transmite ao consumidor, que acaba por se transformar em vendas.

As técnicas SEO pretendem aumentar o número de visitas e o número de conversões, melhorar o ranking nas pesquisas do Google e reduzir o custo de campanhas de SEA e links patrocinados.

A Marketividade reuniu 5 dicas básicas de SEO:

Selecionar palavras chave (keywords)

Escolher as palavras chave mais relevantes, dando prioridade ao long tail (palavra-chave de cauda longa, que conta com quatro ou mais palavras).

Simplificar o conteúdo

O leitor agradece textos de leitura fácil, recorrendo à utilização de Headings, por exemplo.

Optar por textos mais longos

 Ao aprofundar os temas, cria-se conteúdo valioso e de qualidade.

Utilizar palavras-chave, sinónimos e variações gramaticais

Desde que se escreva de forma apelativa, informativa e natural, a utilização de termos relacionados com o tema é importante para que o conteúdo seja encontrado.

Escrever para os utilizadores e não para os motores de pesquisa

A identificação do utilizador com o conteúdo pode traduzir-se em conversão.

Voltar ao topo